do Boletim Guatá
O Ministério da Cultura do Paraguai apresentou no último dia 20 de junho, um documentário em que várias personalidades ligadas ao estudo da cultura guarani asseguram que o futebol foi inventado por essa etnia, lá pelos idos de 1639, nas missões jesuíticas instaladas no Paraguai. Data muito anterior àquela de registro do nascimento do mesmo esporte na Inglaterra.
O curtametragem “Los Guaranies inventaron El fútbol” foi lançado na cidade de San Ignácio Iguazú, no departamento de Misiones, no sul do território paraguaio.
Queremos proclamar perante o mundo que o futebol não nasceu na Inglaterra, senão que na cidade de San Ignacio Guazú del Paraguay, diz no filme o pároco daquela localidade, Antonio Betancor.
Um dos que respalda tal afirmação é Bartolomeu Meliá, sacerdote jesuíta, antropólogo e linguista espanhol. Meliá que chegou ao Paraguai no inicio da década de 50 do século passado, tem a convicção de que os índios guaranis praticavam um jogo, o “mangá ñembosarái” ou “balompíe” (uma redução de balon com pie, em espanhol). Isso acontecia aos domingos, depois da missa nas reduções jesuíticas, conforme registros dos jesuítas e do Vaticano. No filme, ele afirma que era um esporte na América e que ainda não se sabia dele na Europa. “As primeiras regras do futebol inglês datam de 1846”.
Informações sobre as características e detalhes do futebol dos guarani estariam registrado em vários documentos e textos produzidos nas reduções pelos religiosos espanhóis. Mabel Causarano, ministra de Cultura do Paraguai, por exemplo, cita o padre Antonio Montoya e seu ensaio “Tesouro da Língua Guarani”, impresso em Madrid no ano de 1639, como uma das provas. Nele, o jesuíta cita as bolas do jogo com os pés e descreve de que material eram feitas.
Conforme o filme, os guaranis usavam a resina de uma planta chamada mangá para confeccionar as bolas. O guia do Museu Jesuítico de San Ignacio Guazu, Julio Galeano, conta que o futebol daquele tempo era praticado depois da culto.
O curta metragem, patrocinado pela Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai, conta com o depoimento e participação de outras personalidades daquele país, inclusive de pessoas ligadas diretamente ao futebol paraguaio. “Os Guaranis inventaram o futebol” está disponibilizado na internet.
Deixe um comentário