O ministro das Relações Exteriores, José Serra, disse esperar que o PIB cresça 2% no ano que vem. Em evento sobre comércio exterior em São Paulo, ele condicionou o crescimento à recuperação de três áreas: exportação, infraestrutura e energia. Segundo o ministro, a política econômica precisa focar esses setores. “A exportação é chave, não somente de manufaturados, quanto de produtos agrícolas”, disse. Para Serra, porém, qualquer ciclo de sobrevalorização cambial comprometeria toda a economia. As informações são de Marta Watanabe no Valor Econômico.
Dentro da política voltada à exportação, um dos objetivos é fortalecer a Câmara de Comércio Exterior (Camex), que, disse o ministro, perdeu sua efetividade. Segundo ele, a Camex deve tratar de tudo relativo à exportação, inclusive questões tributárias, incentivos à infraestrutura e também deve revisar políticas de comércio externo, como financiamentos.
Serra disse ao fim de evento que o câmbio está bem do jeito que está agora. “No momento isso não é problema, mas preocupa se houver valorização.” Questionado sobre a valorização do real nos últimos dias, ele declarou que se trata de oscilação esperada. “Se aprova um projeto de lei, aumenta a confiança e devem aumentar as flutuações.” Durante o evento, o ministro afirmou que um novo ciclo de sobrevalorização cambial pode prejudicar a expansão das exportações e da economia.
Deixe um comentário