A conclusão de um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada, o Ipea, aponta que ficará cada vez mais difícil encontrar mulheres que queiram trabalhar como empregadas domésticas.
O levantamento intitulado “situação atual das trabalhadoras domésticas no país” mostra que o aquecimento da economia causou o aumento da oferta de vagas no mercado de trabalho e por isso são poucas as mulheres que optam por atuarem como domésticas.
O acesso a educação e a cursos profissionalizantes também são apontados como responsáveis pela diminuição dessas profissionais, informa a blogueira Joice Hasselmann. A presidente do sindicato das empregadas doméstica, Lindacir de Oliveira confirma que poucas pessoas fazem questão de continuar na profissão.
Para o economista, José Henrique de Faria, a tendência é que essa profissão se valorize. O economista prevê que com o tempo as famílias terão que se reorganizar e será mais comum contratar empresas especializadas para realizar a limpeza semanal ou quinzenal da casa.
Deixe um comentário