Palozi conta, no Política & Viola, que recebeu salário de 1 cruzeiro
O deputado estadual Cláudio Palozi (PSC) teve um início de vida difícil. É natural de Mandaguaçu, Norte do Paraná, filho de uma família pobre, numerosa, que trabalhava na lavoura. A fome não lhe era estranha. Em uma ocasião de crise financeira o pai determinou que ele trabalhasse na lavoura para um vizinho. Ganhava 1 cruzeiro por dia. Economizava tudo e entregava para a mãe.
Para estudar andava 6 quilômetros por dia. As dificuldades não pararam por aí. Quando foi estudar na cidade, com muito sacrifício, morava em uma “república”. Tinha de cozinhar para comer. “Não sei vocês, mas a arte culinária nunca foi o meu forte”, diz demonstrando não sentir nenhuma saudade, pelo menos da parte gastronômica desse passado. Aliás, quando faz um balanço do que viveu no passado acredita que o mundo melhorou bastante.
Todo esse sacrifício valeu a pena, segundo revelou aos apresentadores, Willian e Renan, do programa Política & Viola da TV Assembleia que vai ao ar neste sábado às 21:30. Hoje Palozi é professor de Direito e Contabilidade, entrou para a política há 22 anos, já foi vereador, e quatro vezes prefeito de São José do Patrocínio, município no Noroeste do Paraná, que fica na divisa com o Mato Grosso do Sul.
O início de vida difícil o fez encarar a política como uma missão. E esse enfoque faz Palozi ter uma visão invulgarmente positiva sobre a atividade. “Depois da religião, quando bem exercida, a política pode ser uma das atividades mais positivas para a comunidade”, acredita.
Seu lazer e passear pelo Rio Paraná, que ele considera uma versão miniatura do Pantanal. Indagado por Willian se era um grande pescador deixou claro que pescaria, assim como culinária, não é o seu ponto forte. Prefere mesmo comprar o peixe no mercado e faz questão que alguém cozinhe esse pescado.
Palozi, até pela origem rural, é apreciador de música sertaneja. Apadrinha a dupla Fernando & Santhiago, que trouxe para o programa. A seu pedido cantaram “Caminheiro” (“Caminheiro que lá vai indo, no rumo da minha terra, por/ Favor faça parada na casa branca da serra. ali mora uma/ Velhinha chorando um filho seu, essa velha é minha mãe/ E o seu filho sou eu”), que lhe traz recordações da infância. Louvou a iniciativa do presidente da Assembleia, Ademar Traiano (PSDB), de fazer o programa “Política & Viola” que valoriza as raízes rurais dos paranaenses.
O Política & Viola é parte da nova grade de programação da TV Assembleia (antiga TV Sinal) e segue a diretriz estabelecida pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB) de mostrar o lado humano dos políticos e aproximar a Assembleia da sociedade. O programa vai ao ar todos os sábados às 21h30min pelo Canal 16, para quem assina a NET, e tem reprises domingo e as quintas-feiras ao meio-dia e também pode ser visto na internet.
Deixe um comentário