Do blog de Claudia Wasilewski:
Conheço Carlos Roberto Teles, o Palhaço Chameguinho, desde que era criança. Foi menino de rua. Uma mente privilegiada. Adolescente vivia as voltas com os livros.
Fui visitar a Valéria Prochmann, quando era Diretora da Biblioteca Pública do Paraná, e lá estava ele pedindo uma “cesta básica” de livros para a Casa do Pequeno Jornaleiro.
Em janeiro deste ano, me encontrou na Boca Maldita e veio me contar da sua vida. Foi só emoção, ver aquele menino, se transformar em um homem de bem.
Há dois anos criou uma Biblioteca Comunitária na Vila Torres. Convenceu catadores de papel, a doarem os livros encontrados no lixo. O preço pago pelo “papel” era insignificante. E com sua lábia que não é fraca, estabeleu uma relação importante entre catadores e livros. A biblioteca está lá e qualquer hora vou conhecer.
Ontem levei um susto quando soube que a biblioteca da Assembleia Legislativa do Paraná foi fechada. Os livros foram doados para a Bliblioteca Pública. Nada contra a doação de livros. Eu mesma já doei muitos para lá. O problema é o retrocesso. Mais um espaço cultural fechado.
Presidente Valdir Rossoni, não seria fácil fazer uma campanha de divulgação? Chamar a comunidade para fequentar a Casa do Povo? Que tristeza. Este é mais um item para a minha lista de COISAS QUE NÃO ENTENDO.
PALHAÇO…
Ó EU AÍ NA FOTO.
Olá, sou Kauanna, moradora na comunidade Vila Torres e uma das fundadoras da biblioteca comunitária, foram sete pessoas junto ao chameguinho apra que esse trabalho tivesse sucesso, hoje átravés de uma aprceria que fizemos com uma bibliotecaria, atualmente nossas livros estão todos catalogados e indentificados, isso tudo do bolso da voluntária, a prefeitiura e estado ainda não entraram lá, mas a comunidade mostra que não precisamos deles, pois conseguimos fazer com que o espaço seje melhor que os farois do saber, e está oferecendo seu espaço igual a biblioteca publica do paraná. E sobre divulgações já aconteceram e muitas, com a participação da RPC várias vezes, mas óbvio qie os politicos e importantes só aparacem quando acham importante para sua imagem. Mas camoanha sempre teve e ainda tem muito, tanto que já famos representa-lá em Brasilia e já recebeu visita de estrangeiros, isto mostra o interersse de nossos politicos hoje.
Abraços.
Kauanna Batista.