Arquivos

Categorias

Pagamento do IPTU de Curitiba à vista ou da primeira parcela pode ser feito até hoje

O pagamento à vista do IPTU 2023 ou o da primeira parcela vai até esta quinta-feira (20/4).

Para pagamento à vista, o desconto foi ampliado de 4% para 10% neste ano. Também é possível parcelar o valor anual do imposto em dez vezes sem juros, com vencimento todo dia 20, de abril de 2023 a janeiro de 2024.

O prazo de contestação do IPTU 2023 é em 5 de maio e o pedido é feito online, pelo Processo Eletrônico de Curitiba (Procec). Para quem não tem acesso à internet, o processo pode ser protocolado nas unidades de atendimento nas Ruas da Cidadania (sem agendamento) e na sede da Prefeitura (com ou sem agendamento).

Para quem eventualmente ainda não recebeu seu boleto em casa, é possível fazer a emissão online do documento pelo Curitiba App, pelo site da Prefeitura e pelo site da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, onde está disponível também um video com o tutorial sobre como gerar a guia de pagamento do IPTU. Na mesma página também é disponibilizado o tutorial sobre como fazer a contestação do IPTU, se for o caso.

Na carta do IPTU 2023 enviada pelos Correios, o contribuinte recebeu o documento para pagamento à vista e da primeira parcela. Assim como nos anos anteriores, as parcelas seguintes devem ser emitidas pelo contribuinte.

Pela internet é possível gerar o documento de arrecadação municipal (DAM) de um mês ou de todas as parcelas de uma só vez. Para isso, é necessário informar a Inscrição Imobiliária e Sublote ou a Indicação Fiscal do Imóvel, além do CPF ou CNPJ.

O DAM pode ser pago nos bancos conveniados, nos caixas eletrônicos ou por meio do internet banking. Também é possível pagar pelo PIX, por cartão de débito ou crédito ou ainda colocar em débito automático.

Os bancos conveniados para pagamento do IPTU 2023 são Caixa Econômica Federal; Bradesco; Banco do Brasil; Santander; Itaú/Unibanco; Sicredi; Sicoob; Mercantil e Ailos.

Fonte: Prefeitura de Curitiba