Arquivos

Categorias

Ouvidoria de Curitiba atendeu 33 denúncias e 233 reclamações

Entre sua criação no dia 1º. de abril de 2015 até o mês de outubro, a Ouvidoria de Curitiba atendeu 358 manifestações. Deste montante, 233 foram reclamações, 65 solicitações, 33 denúncias, 10 dúvidas, 7 pedidos de informação, 7 sugestões e 3 elogios. Os dados foram levantados pelo próprio órgão. Conforme se verifica no site da própria Ouvidoria, a esse número de atendimentos (358) se somaram mais 198, totalizando 550 manifestações atendidas até o dia 26 de janeiro deste ano.

“Nesses primeiros meses”, disse o ouvidor Clóvis Costa, “o trabalho tem se concentrado em mostrar qual é o papel da Ouvidoria, que é um instrumento de participação social, de interlocução entre o cidadão e o legislativo. A Ouvidoria existe para resolver situações identificadas e apresentar sugestões para melhoras”.

A lei confere ao ouvidor completa autonomia e amplos poderes de investigação. Compete a ele receber e apurar denúncias, além de recomendar providências. Na hipótese do ouvidor constatar alguma irregularidade, cabe a ele informar ao órgão competente, sob pena de responder por crime de responsabilidade. Fornecer esclarecimentos à população também está entre as atividades desenvolvidas pela Ouvidoria.