Arquivos

Categorias

OSMAR PROVOCA TÉDIOS

O lançamento de uma candidatura deve provocar certo frisson, alguma surpresa e, se possível, empolgação. Não é o caso da candidatura de Osmar Dias ao governo do Estado, que vem sendo lançada, semana sim semana também, a pretextos diversos, há quase um ano. Quando se considera que faltam ainda 18 meses para a eleição dá para imaginar o tédio mortal que essa “novidade” política provoca e ainda vai provocar.

Osmar não é totalmente culpado por essa situação. A vitória esmagadora de Beto Richa em 2008, na reeleição para a prefeitura, tornou-o candidato natural a disputar o governo em 2010. Essa conjuntura deixou Osmar inseguro quanto ao apoio do PSDB e a própria viabilidade de sua candidatura. Assim, da mesma forma como o senador hesitava em assumir ser candidato em 2006, ele insiste agora em reafirmar, a qualquer pretexto, sua disposição para disputar em 2010.

Para complicar, o irmão do senador, Alvaro Dias, também não perde ocasião de se proclamar candidato alegando ainda que existiria um pacto familiar de que um não será candidato contra o outro. Para combater a ameaça representada por uma eventual candidatura de Beto e outra do irmão, Osmar repete, como um realejo, que é candidato. Se reafirma a candidatura – em qualquer circunstância – exorciza, em tese, a postulação de Alvaro, já que o tal pacto, segundo se supõe, tem duas mãos. Mas, para o cidadão médio, que está enfarado da política e dos políticos, todas essas repetições provocam um tédio infinito. De Eduardo Schneider no Blog do Hora H News.