A sociedade brasileira comemora nesta segunda-feira (15), os 25 de retomada da democratização brasileira. Este fato, o mais importante da histórica política recente do país, aconteceu no dia 15 de março de 1985, com a posse do ex-presidente José Sarney (PMDB). O vice que assumiu alçado a presidente com a morte de Tancredo Neves.
A posse de Sarney (na foto, ao lado de Ulysses Guimarães, à direita) representou o início do processo de redemocratização do país, que segue aos trancos até hoje. O repórter Rhodrigo Deda veicula neste domingo (14) uma interessante matéria sobre o tema. "Apesar dos avanços – as liberdades civis terem sido restauradas e direitos sociais, ainda que de forma precária, assegurados – há uma série de temas que precisam ser enfrentados para que o Brasil concretize seu processo democrático".
É necessário ampliar a participação e a cultura política dos cidadãos, tornar a estrutura dos partidos políticos mais aberta e transparente e incluir a população nos círculos decisórios do país", informa Deda, com base na análise de especialistas em política brasileira. Clique AQUI para ler a íntegra da reportagem.
Deixe um comentário