A Operação Muralha 2019, deflagrada na faixa de fronteira com o Paraguai no dia 13 de maio, apreendeu o equivalente a cerca de R$ 45 milhões em produtos contrabandeados e descaminhados – sem o pagamento de impostos – do país vizinho. As informações são do G1.
De acordo com o balanço final divulgado nesta terça-feira (9), o valor é 44,7% maior que o registrado durante a operação da Receita Federal em conjunto com o forças policiais em 2018.
Na ação que este ano incluiu o Mato Grosso do Sul foram tiradas de circulação também 2,3 milhões de maços de cigarros, 2,8 toneladas de maconha e 35 mil comprimidos de medicamentos e ampolas de anabolizantes.
Durante a fiscalização reforçada nas estradas, desvios, rios e lagos da região, 46 pessoas foram presas, além de apreendidos 383 veículos usados por contrabandistas e traficantes de drogas e armas.
No Paraná, as barreiras fixas foram montadas próximo à praça de pedágio da BR-277 em São Miguel do Iguaçu e na BR-163, em Guaíra, ambas no oeste do estado.
Uma das ações que mais chamou a atenção foi a retenção de 19 ônibus de turismo em um dia. Mercadorias contrabandeadas foram encontradas presas ao corpo dos passageiros, em fundos falsos em bolsas e travesseiros, dentro de garrafas térmicas, em uma caixa de ferramentas e em potes de alimento.
Segundo a Receita Federal, a Operação Muralha “vem atingindo o objetivo de fortalecer o Estado, por meio da integração com as instituições parceiras, no combate aos crimes de fronteira, elevando a percepção de risco e a presença fiscal em toda região de fronteira do Brasil com o Paraguai”.
Deixe um comentário