A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu início nessa semana a Operação Nepsis, na BR-277, em Foz do Iguaçu. A ação faz parte das ações da Campanha Maio Amarelo, que foi lançada no dia 1° em todo o país e engloba diversas equipes de segurança.
A operação reforçou a fiscalização na altura dos quilômetros 725 e 728 da rodovia com o objetivo de coibir infrações recorrentes praticadas por motociclistas, que insistem em trafegar pelo canteiro central pondo em risco a própria vida e a de outros motoristas.
“Após o fechamento definitivo da antiga rotatória do Charrua, decorrente de decisão interagências, condutores de motocicletas insistem em transitar pelo local. Assim, para prevenir a ocorrência de acidentes, a PRF intensificará a fiscalização em duas frentes: o monitoramento por câmeras e as abordagens pelas equipes policiais, as quais ficarão, estrategicamente, posicionadas”, informou a PRF.
Conscientização e prevenção
Além da ação nas ruas, será realizado um trabalho de conscientização pelo Maio Amarelo nos canais oficiais da PRF na internet com o intuito de incentivar o isolamento social e reduzir o número de acidentes.
A campanha traz como tema nesta edição “se puder, fique em casa, mas se tiver que sair respeite as leis de trânsito” e será voltada para os profissionais que exercem atividades essenciais como caminhoneiros, taxistas, motoristas de aplicativos, motociclistas, ciclistas, médicos e enfermeiros.
Alerta
Usar o celular enquanto dirige, realizar ultrapassagens indevidas e combinar álcool e direção, por exemplo, são condutas que geram acidentes e vítimas graves. O uso do capacete e do cinto de segurança são práticas capazes de minimizar a gravidade das lesões em vítimas de acidentes trânsito. A falta de atenção, não manter distância de segurança do veículo à frente, e o desrespeito a veículos de menor porte potencializam os riscos de acidentes com vítimas.
Deixe um comentário