Integrantes de uma quadrilha suspeita de envolvimento num esquema milionário de fraude contra Copel são alvos de uma operação deflagrada nesta terça-feira (10) pela Polícia Civil do Paraná.
Desde as 6h, policiais cumprem dois mandados de prisão temporária (5 dias), um de prisão domiciliar e quatro de busca e apreensão em Ipiranga, região dos Campos Gerais.
Os alvos desta operação, batizada como “Causa Ganha”, são advogados e peritos suspeitos de fraudar ações judiciais — por isso o nome da ação policial.
A fraude envolvia ações indenizatórias ajuizadas por fumicultores contra a Copel, em virtude da má prestação do serviço, neste caso a queda de luz, que acabaria provocando a perda do fumo no processo de secagem.
Após a suspeita de fraudes, a Copel procurou a polícia e foi apurado que o crime ocorria pelos menos desde 2015.
Pelo menos R$ 1 milhão foi comprovadamente desviado pelo trio, mas a investigação apura a participação dos suspeitos em outras centenas de ações podendo chegar a mais R$ 9 milhões de prejuízo para Companhia Paranaense de Energia Elétrica.
A investigação foi conduzida pela delegacia Ipiranga, com apoio do Núcleo de Repressão dos Crimes Econômicos (Nurce), da Polícia Civil do Paraná.
Deixe um comentário