Em 10 dias de atuação, entre os dias 10 a 20 de setembro, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada – Brigada Guarani – atuou enquadrando operativamente tropas da 5ª Divisão de Exército, durante a realização da 2ª fase da Operação Fronteira Sul/Ágata, dentro dos limites de sua Subárea de Segurança Integrada, que compreende toda faixa de fronteira da região oeste do Estado do Paraná.
A Fronteira Sul/Ágata é uma operação do Ministério da Defesa que está inserida no Programa de Proteção Integrado de Fronteiras (PPIF), que tem como prioridade o fortalecimento da prevenção das medidas de controle, da fiscalização e da repressão aos ilícitos transfronteiriços e ambientais, fortalecendo a presença do Estado na região.
As ações preventivas e repressivas ocorreram durante o dia e à noite em vários municípios lindeiros ao Rio Paraná, tendo sido executadas em coordenação e cooperação com Órgãos de Segurança Pública e de fiscalização (federal e estadual) em ambiente interagências.
Durante as operações, foram realizadas patrulhas terrestres e fluviais, postos de bloqueio e controle de estradas, revistas de pessoas e veículos, no que resultou em prisões de suspeitos, apreensões drogas, carregamento de cigarros, perfumes e eletroeletrônicos contrabandeados de países vizinhos. O total de produtos apreendidos soma mais de 6 milhões de reais.
Deixe um comentário