Por Camila Viegas-Lee, de Nova York para a BBC Brasil:
O Conselho de Segurança da ONU condenou nesta sexta-feira "atos de intimidação" contra a embaixada brasileira na capital de Honduras, Tegucigalpa, onde o presidente deposto do país, Manuel Zelaya, está refugiado desde segunda-feira.
"Condenamos os atos de intimidação contra a embaixada brasileira e pedimos para que o governo de fato pare de interferir com a embaixada e forneça todos os serviços públicos como água, eletricidade, comida e a continuidade de comunicações", disse a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Susan Rice, que atualmente preside o Conselho.
"Pedimos o respeito e a proteção da inviolabilidade das dependências diplomáticas, o que é um princípio de relações internacionais universalmente aceito", acrescentou Rice. "Pedimos que todos os envolvidos permaneçam calmos para evitar ações que possam piorar a situação e colocar indivíduos em risco." (Leia mais)
a pressao que estamos sofrendo em nossa embaixada soa como violação aos direitos patrios e falta de respeito a nossa soberania , afinal de contas uma embaixada é um pedaço de um pais em terra estranha e tem sua soberania garantida (ao menos devia). por menos que isto, muitas guerras foram travadas no planeta ,espero que não estejam testando nossa paciencia ou achando que somos um pais de bananas onde todos cagam e andam e ninguem toma nenhuma atitude em resposta as provocaçoes sofridas e ao desrespeito de pseudos lideres de paises menores aos quais (embora menores ) sempre respeitamos e tratamos como filhos .( assim lula distribui presentes na america do sul , como a filhos amados )
Pelo menos a ONU está fazendo seu papel nesta situação delicada e de âmbito internacional. Será que já estão se mechendo embalados pelo Pré-Sal. Ou são realmente bonzinhos??? Logo logo vamos saber!