No Parque Nacional do Iguaçu, em Foz, uma onça-pintada foi filmada ao lado dos dois filhotes. As imagens inéditas foram registradas pelas armadilhas fotográficas do Projeto Onças do Iguaçu, que monitora a espécie no local.
Esses dois filhotes foram flagrados pela primeira vez em novembro, mas os especialistas do projeto não conseguiram identificar quem era a mãe deles. Com o segundo registro, foi possível ver que a onça-pintada era a conhecida Cacira.
Desde dezembro de 2019, projeto registrou 10 novas onças-pintadas no parque. Os novos animais são identificados por meio de análise das pintas do corpo.
Escolha dos nomes
Conforme a coordenadora do projeto, Yara Barros, os filhotes são um macho e uma fêmea, com cerca de um ano e meio. Para escolher os nomes dos dois felinos, o Onças do Iguaçu lançou uma votação, na sexta-feira (11), para os internautas escolherem duas das quatro opções.
Três opções de nomes para os novos filhotes são de origem indígena. Os internautas poderão escolher para a fêmea entre Angá, que significa surpresa agradável, e Anaí, que é flor do céu.
Para o macho, os nomes sugeridos pela equipe de pesquisadores foram Sapeca e Nauru, que significa bravo, herói, cheio de vontade.
O projeto faz questão de compartilhar com o público as novas descobertas de onças-pintadas e envolver as pessoas na escolha dos nomes dos felinos.
A equipe entende que quanto mais as pessoas conhecem o trabalho de preservação, mais se preocupam com o meio ambiente.
Deixe um comentário