O prefeito de Ventania Ocimar Camargo (PMDB), aclamado ontem como presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), deve tomar posse em data e local ainda a serem definidos na diretoria da entidade, logo depois da Páscoa.
Ocimar declarou ontem que irá trabalhar para auxiliar os chefes de Executivo da região, em especial, no que se refere ao contato com secretários de Estado, na agilização da liberação de emendas ao Orçamento Geral da União e também em relação aos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Ocimar substitui na presidência o prefeito de Porto Amazonas, Miguel Tadeu Sokulski, o ‘Pepe’ (PR).Ocimar que, juntamente com outros prefeitos do Estado, luta há cerca de um ano pela apreciação do projeto de lei 141/2007 (redutor 141) pela Câmara dos Deputados, também pretende unir forças com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) tendo em vista a discussão de propostas relativas ao FPM, royalties do petróleo e novo pacto federativo no Congresso Nacional, previstas para este ano.
O prefeito de Ventania ilustra que no caso de seu Município a perda decorrente a partir da estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) -que passou de 11.275 em 2010 para 9.967 em 2011- fez com que o repasse de FPM para a cidade passasse do coeficiente 0,8 para o 0,6 implicando, somente no ano passado, na perda de R$ 2 milhões.
“Neste ano, até agora, as perdas já chegam a R$ 300 mil. Com o redutor 141, a nossa intenção é fazer com que essa queda nos repasses aconteça de forma gradativa”, explica. Mais informações na edição impressa do DC desta quinta-feira.
Fonte: Diário dos Campos
Deixe um comentário