O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) visitou, na última semana, as obras da BR-487, conhecida como Estrada Boiadeira. Acompanhado dos prefeitos de Tuneiras do Oeste, Luis Kraus , e do prefeito de Cruzeiro do Oeste, Valter Rocha, o parlamentar pôde analisar a precisão com que as obras avançam desde que a ordem de serviço, anunciada pelo Ministro dos Transportes, Paulo Passos, em fevereiro deste ano em Cruzeiro do Oeste, foi assinada.
A expectativa é de que 100% das obras sejam entregues até 2013. A obra, que segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT-PR), está orçada em R$ 37.180.007,13, no trecho Cruzeiro do Oeste/ Tuneiras do Oeste, espera ganhar pavimentação há cerca de 30 anos.
Trinta quilômetros entre Campo Mourão e o distrito de Nova Brasília estão prontos. São mais 40 quilômetros de Nova Brasília a Cruzeiro do Oeste e todo restante do trecho, cerca de 75 quilômetros, até o Mato Grosso do Sul. Esta primeira etapa das obras tem 18,7 quilômetros de execução, é o lote 03 da rodovia.
“A obra de pavimentação da BR- 487, já dura quase 30 anos e agora, após muitos entraves burocráticos e técnicos, finalmente está sendo executada”, comemorou o deputado ao ver as máquinas trabalhando.
Ao se deparar com tamanha execução, na Estrada Boiadeira, Zeca Dirceu comentou sobre a visão do ministro Paulo Bernardo, enquanto Ministro do Planejamento no período de 2005 a 2010, responsável por incluir as obras da BR-487 no orçamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
“Todos os procedimentos foram cumpridos, a estrada Boiadeira hoje está em obras”, explicou. O deputado, também, destacou as participações da presidenta Dilma Rousseff, enquanto ministra da Casa Civil, e o apoio da atual, Gleisi Hoffmann. “Outra boa notícia é que as fases dos processos, para que os demais trechos da estrada até a cidade de Porto Camargo, divisa com o Mato Grosso do Sul, sejam concluídos estão avançadas, segundo conversa com os ministros”, adiantou Zeca.
Otimistas estão, também, os prefeitos de Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Oeste, que acreditam no desenvolvimento de seus municípios, diante da conclusão das obras. “A pavimentação da Boiadeira irá facilitar o escoamento da produção agrícola, gerando emprego e desenvolvimento para os nossos municípios, para o Paraná e para todo o Brasil”, destacou o prefeito Valter Rocha, de Cruzeiro do Oeste.
“A estrada Boiadeira abre um grande trecho, abre um grande corredor e junto dele a economia local”, enfatizou o prefeito de Tuneiras do Oeste, Luis Kraus. Em Brasília o parlamentar participou de várias audiências, como a ocorrida mês passado com o diretor-geral DNIT, general Jorge Fraxe, junto com o prefeito de Cruzeiro do Oeste.
“Estou sempre em busca de informações. Meu papel é representar a população e verificar como todo o processo acontece, para informá-la”, explicou o parlamentar.Zeca Dirceu também elogiou o Governo Federal, que terá um investimento de cerca de R$ 200 milhões para concluir todo o trajeto da Estrada Boiadeira.
“O Brasil está crescendo e se desenvolvendo, de forma muito rápida, se comparado aos anos de retrocesso que o país enfrentou. É o Governo do PT, mostrando para que veio”, concluiu o deputado. A situação dos demais trechos O lote 01-A, entre Porto Camargo e Serra dos Dourados, já tem concluída a licitação da modalidade de tomada de preços. Já há uma empresa vencedora a Planep – Planejamentos, Estudos e Projetos Ltda.
Após emissão da ordem de início dos serviços a obra poderá ser iniciada. O lote 02-A, entre Serra dos Dourados e Cruzeiro do Oeste, encontra-se em fase de repactuação financeira. O lote 2, que liga Tuneiras do Oeste a Nova Brasília, o projeto está em fase final de aprovação. Encontra-se, em Brasília, na Diretoria de Planejamento e Pesquisa.
Fonte: Assessoria
Deixe um comentário