Concessionária Ecocataratas confirma a entrega da obra para o dia 15 de agosto; trânsito na Avenida Paraná pode ser liberado primeiro. A construção do viaduto entre a Avenida Paraná e a BR-277 está avançando. De acordo com a assessoria de imprensa da concessionária Ecocataratas, 90% da terraplanagem já foram concluídos. As equipes trabalham agora na drenagem, que consiste no escoamento das águas do terreno por meio de tubos, para evitar problemas com inundações no futuro.
A conclusão do serviço de drenagem permitirá a pavimentação das alças do viaduto, que darão acesso à BR-277, indo em direção ao Paraguai e à região central da cidade.
A empresa responsável pela construção informou ainda que a entrega da obra já tem data definida: deverá ser no dia 15 de agosto. Com isso, o viaduto deve levar mais 66 dias para ser finalizado. A parte superior e a inferior do viaduto devem ficar prontas simultaneamente, mas, se o tempo colaborar, é possível que a Avenida Paraná seja liberada primeiro. “A princípio será liberado todo o dispositivo, simultaneamente. Caso consigamos adiantar os trabalhos na Avenida Paraná, a mesma poderá ser liberada parcialmente e na sequência liberadas as alças de acesso”, explica a concessionária.
Para agilizar os processos, o número de equipes e máquinas no local foi incrementado. São duas frentes de trabalho, uma executa obras de drenagem nas alças de acesso, enquanto a outra atua na retirada de solo para abrir o caminho por baixo do viaduto. Além da estrutura central, a empresa fará obras de acessibilidade nas proximidades do viaduto, como a construção de calçamentos. As calçadas serão feitas em blocos de concreto. O objetivo é garantir mais segurança aos pedestres da região, que possui um grande fluxo de veículos.
Após paralisação, obra foi retomada em abril
A concessionária assumiu a obra após um acordo com o Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná (DER-PR) em abril deste ano. Na época, cerca de 70% do projeto haviam sido executados. A empresa contratada por meio de licitação abandonou o projeto por falta de repasses do gverno estadual, que por sua vez alegou corte de recursos na esfera federal. O investimento é de R$ 8,2 milhões. A Ecocataratas assumiu os custos para finalizar o projeto, estimados em R$ 2,46 milhões.
Estrutura vai atender 260 mil pessoas
O ponto onde a construção ocorre é uma das principais ligações entre a região norte e o centro de Foz do Iguaçu. A nova estrutura terá um vão de 40 metros sobre a Avenida Paraná e deve agilizar o trânsito na região. Segundo estimativa do governo estadual, a construção do viaduto deve atender 260 mil pessoas. O espaço é utilizado com frequência por uma grande parcela da população, por isso o atraso na execução foi alvo de protestos. Duas manifestações no local, outdoors, ações nas redes sociais e requerimentos aos órgãos públicos marcaram a cobrança da população pela conclusão da obra
Deixe um comentário