Arquivos

Categorias

Obra de 60 milhões de dólares é alvo de polêmica em Ciudad Del Este

Uma área de nove hectares é alvo de polêmica em Ciudad Del Este, no Paraguai. O terreno, destinado pela prefeitura, vai abrigar um centro comercial avaliado em US$ 60 milhões ( 114 milhões de reais). O que era para ser uma boa notícia se tornou um problema.

Isto porque a Controladoria Cidadã denuncia que, após a construção, o shopping será entregue ao controle de empresas privadas, desrespeitando a Constituição do país. A prefeita Sandra Zacarias nega o fato.O coordenador da Controladoria, Crescencio Molinas, diz que a atitude da administração municipal trouxe incertezas aos pequenos comerciantes, que atuam no local, e um abaixo-assinado está sendo realizado. “Não concordamos com isso e estamos fazendo um abaixo-assinado na tentativa de alertar os órgãos da Justiça sobre os riscos dessa manobra”, disse.

Até o momento, cerca de 3500 pessoas assinaram o documento. O coordenador reitera que a prefeita reveja a possibilidade de concessão, deixando o controle da estrutura com o Município, antes de um embate.

A prefeita considera o movimento político. Segundo ela, os vendedores ambulantes serão realocados através de um convênio com a Federação de Trabalhadores Informais. Sandra também garante que a parceria não possui nenhuma irregularidade e que após a vigência do contrato, os investimentos na área e os lucros permanecerão para a Administração local.

O tempo de concessão ainda não foi divulgado, mas segundo a gestora, o acordo trará aos cofres da cidade uma compensação de US$ 700 mil (aproximadamente 1,3 milhão) ao mês, o equivalente a quatro vezes os royalties recebidos de Itaipu.

Ela diz que o desejo é de organizar o comércio, transformando o local em um grande centro turístico, o que irá proporcionar um grande desenvolvimento econômico e social. “É um antes e depois na história de Ciudad Del Este. Este local é insalubre, há muito lixo, trazendo desordem e insegurança aos visitantes, denegrindo a imagem de um dos cartões postais da nossa cidade. Os principais beneficiários desta parceria serão os cidadãos trabalhadores”, comentou Sandra Zacarias através da rede social.

Além do aspecto visual, a construção irá trazer benefícios a curto, médio e longo prazo. A obra deve gerar imediatamente 10 mil empregos. Após o término do empreendimento serão gerados mais 10 mil postos de trabalho, prevê a prefeita, que não revelou o nome do grupo investidor e muito menos o calendário da construção.

De acordo com o projeto, o gigante centro comercial terá uma ampla área de estacionamento com capacidade para 1.500 veículos, praça de alimentação e 450 salas comerciais.

Fonte: Foz Notícia, com informações La Prensa e O Paraná