Arquivos

Categorias

OAB E ANJ CONDENAM PROIBIÇÃO DE PESQUISAS NO PR

Por Bruna Maestre Walter e Rogério Galindo, na Gazeta do Povo:

A proibição da divulgação dos resultados de pesquisas eleitorais no Paraná pela Justiça Eleitoral foi condenada ontem pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pela Associação Nacional de Jornais (ANJ). As duas instituições afirmaram que a as decisões da Justiça paranaense, tomadas nos últimos dias, ferem a liberdade de expressão e trazem prejuízo para a democracia.

Desde a semana passada, a campanha do candidato do PSDB ao governo do Paraná, Beto Richa, vem impugnando na Justiça todas as pesquisas de intenção de voto que seriam divulgadas no estado. Foram contestadas duas rodadas do Datafolha, uma do Ibope, uma do Vox Populi e uma do Instituto Brasil. De acordo com o PSDB, a contestação foi feita porque as pesquisas continham erros na sua metodologia. Em todos os casos, até o momento, a Justiça acatou os argumentos da coligação.

Com o bloqueio da divulgaçãos das pesquisas, desde o dia 16 de setembro os paranaenses estão sem saber como está a intenção de votos para o governo do estado. O último levantamento, divulgado há duas semanas, trazia os candidatos Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT) tecnicamente empatados na disputa, dentro da margem de erro de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. Mas o tucano aparecia à frente, com 45% das intenções de voto contra 40% do pedetista.

“Censura” (Leia mais)

Siga o blog no twitter