Arquivos

Categorias

O que motivou criação da CPI do Ideb de Foz do Iguaçu

No início da atual legislatura, o vereador Dilto Vitorassi (PV) apresentou um requerimento, aprovado pela maioria, que criou a Comissão Especial para analisar as notas dos estudantes da rede municipal de Foz do Iguaçu, no IDEB de 2012.

Pois bem, na sessão de instalação da CE, Vitorassi enfrentou uma revolta raivosa dos professores, indignados com a tentativa de se buscar se as notas dos estudantes foram reais ou resultado de um arranjo da antiga administração municipal.

Nesta terça-feira (12), após a primeira reunião da CE, foram delineados os motivos que motivaram a criação da Comissão. Abaixo a lista elencada e publicada por José Reis no grupo de debates O Iguassu, no Facebook:

“RESUMO, INICIAL, DA ÓPERA SOBRE O “SISTEMA” DA PROVA DO IDEB EM FOZ

– Provas iguais aplicadas em turnos diferentes;

– Provas iguais aplicadas nas escolas em dias diferentes de uma mesma semana;

– Provas levadas para as escolas e aplicadas e depois transportadas para “guarda” pelos mesmos aplicadores;

– Equipe reduzida de aplicadores;

– Aplicadores escolhidos pelo governo municipal da época;

– Resultado final das provas computando também reprovação de alunos;

– Secretaria Municipal de Educação estabelecendo “tabela” com a quantidade que cada escola poderia reprovar nos anos do IDEB para que o objetivo pudesse ser alcançado;

– Reforço, além do normal, para os alunos nos anos do IDEB, para que isso interfirisse no resultado, “reforço anormal” esse que depois não tem continuidade;

– Resultado do IDEB usado como “Ranking” entre as escolas e, com isso, colocando num mesmo critério escolas com perfil de famílias socioeconomicamente privilegiadas com outras de escolas menos favorecidas e etc.

Como disse o vereador Carlos Duso (PT), não existe sistema perfeito, mas o Ideb não precisava apresentar tantas falhas, as quais, inclusive fragilizam demais a segurança da avaliação. Imaginem vestibulares e/ou concursos públicos sendo feitos com provas iguais em dias diferentes…

Ficou claro que o sitema do Ideb é falho e precisa ser corrigido e nesse sentido está mais do que justificado o propósito da Comissão Especial aprovada pelos vereadores de Foz, inclusive, é bom lembrar, por Nilton Bobato (PCdoB) e Carlos Duso (PT). Porém, existem fatos a serem apurados ainda, fatos esses que chegaram ao conhecimento do presidente da Comissão, Dilto Vitorassi (PV).