Arquivos

Categorias

O QUADRO POLÍTICO EM FOZ APÓS AS ELEIÇÕES 2008

Com o resultado das urnas é possível traçar um perfil de como será o quadro político em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. A cidade, atualmente com três deputados estaduais e nenhum federal, poderá viver uma avalanche de candidatos em 2010, o que, em teoria, pode prejudicar a eleição de representantes na Assembléia Legislativa e na Câmara dos Deputados.

Os deputados estaduais Chico Noroeste (PR), Reni Pereira (PSB) e Dobrandino da Silva (PMDB) são candidatos naturais no próximo pleito. Em teoria Reni saiu fortalecido do processo eleitoral, uma vez que fez mais de 26 mil votos em 5 de outubro.

Com a reeleição do prefeito Paulo Mac Donald Ghisi (PDT), o vice Chico Brasileiro (PCdoB) sai fortalecido e poderá ser o indicado do grupo para concorrer à Câmara ou a Assembléia. A vereadora Nanci Andreolla (PDT), a mais votada em 5 de outubro com quase cinco mil votos, também ganhou o direito de sonhar com uma candidatura em 2010.

O ex-prefeito Sâmis da Silva (PMDB) fez mais de 42 mil votos, o que lhe garante uma condição natural para concorrer à Assembléia ou Câmara. Já o petista Dilto Vitorassi, que ficou na primeira suplência em 2006 por 89 votos, fez pouco mais de três mil votos para prefeito e sai enfraquecido do processo.