O levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, que entrevistou os eleitores entre os dias 2 e 5 de julho para saber a intenção de voto para governador do Paraná, confirma um movimento e revela o sentimento da maioria pelo novo. O que para alguns pode ser uma surpresa é, na verdade, um processo inevitável que está em evolução. Há um sentimento de mudança. De que é preciso mudar a condução da política e da gestão pública e entrar em sintonia com a vontade popular.
A insatisfação da sociedade agora dá lugar à busca por uma conexão que permita às pessoas a manifestação clara deste modelo que desejam. É a busca por uma nova liderança que se comprometa com as decisões e que, acima de tudo, respeite esse sentimento da maioria.
Cansado do acumulo de descasos com o dinheiro público, escancarado pela Lava-Jato, o brasileiro agora se questiona: “o que é importante para mim? Quem realmente se importa comigo?”.
No Paraná não é diferente. Por isto, a liderança de Ratinho Júnior, à frente na pesquisa em todos os cenários de disputa, revela este sentimento de forma clara. O paranaense também está cansado das alternativas que vem se repetindo nos últimos 20 anos. A fadiga aponta para uma mudança: o novo é inevitável.
Mas é preciso estar preparado para observar, compreender e atender a este movimento. É necessário, portanto, valorizar formas de comunicação e de participação direta que permitam às pessoas manifestarem-se e comprometerem-se com as decisões.
E este é o processo que estamos assumindo. O PSD inicia nesta semana um movimento que vai ao encontro dos paranaenses para debater com a população de cada região os problemas, considerar as propostas conjuntas e projetar as soluções. Com o apoio do Espaço Democrático, a fundação para estudos e formação política do PSD, faremos reuniões em todo o estado, abrindo um ciclo de debate direto e ao vivo.
Mais do que ouvir, vamos estabelecer um diálogo com conexões. Estes encontros, apoiados em plataformas de rede sociais, em novas tecnologias, serão a base participativa para aproximar as pessoas dos processos decisórios.
Esta ação, de um Paraná inovador, vai em busca dos propósitos coletivos, respeitando e garantindo as individualidades. Vamos trabalhar nesta direção. Sem atalhos.
Márcio Nunes é deputado e líder do PSD na Assembleia Legislativa do Paraná
Deixe um comentário