via Blog do Zé Beto
Do analista dos Planaltos:
O prefeito Gustavo Fruet diz a Gazeta do Povo que descobriu que terá de fazer o metrô de Curitiba seguindo o projeto herdado de seu antecessor e aprovado pela União – ou não fazer. Nesse caso Curitiba perderá R$ 1 bi de financiamento garantido, além da obra. O novo projeto precisaria tramitar junto aos lentos ‘canais competentes’ e existe o risco de simplesmente não ser aprovado. Fruet é contra o projeto do metrô de Curitiba aprovado e elogiado por Dilma Rousseff.
O inacreditável disso tudo é que um ex-deputado, com a experiência de Fruet, leve 100 dias para descobrir que projetos aprovados por Estados e municípios junto ao governo federal, se forem modificados, voltam à estaca zero. O que está ocorrendo é um conflito entre o prefeito Gustavo Fruet e o candidato Gustavo Fruet.
Se não quiser seguir o projeto aprovado que recebeu, Fruet vai ter de explicar aos eleitores que o sonhado metrô de Curitiba já era. O que não pode é, depois de três mandatos em Brasília, bancar o Lula e alegar que não sabia como as coisas funcionam na capital federal.
Com exceção das empreiteiras, só mesmo quem não entende patavina de sistema subterrâneo de transporte, aprova a implantação de metrô em Curitiba.
E as legislações de qualquer cidade, que dispõe de um sistema subterrâneo, não permite que se construa prédios com mais de 2(dois) pavimentos no entorno das estações e linhas de metrô.
Pois, até mesmo o mais ignorante legislador metropolitano, sabe que a construção de prédios altos residênciais e principalmente comerciais, aniula em tempo recorde as vantagens que o sistema subterrâneo traz.
Por outro lado, só mesmo um ingênuo pensa que uma única linhasinha resolverá o problema de transporte para sempre.
Ledo engano. O sistema de metro é um processo contínuo de construçção e ampliação.
Só para se dar um exemplo, o sistema mais antigo, o Metrô de LOndres, completa em 2013, 150 anos de existência.
E nos últimos 40 anos, o sistema de metrô de LOndres, expandiu de 15 para 25 linhas; e aumentou de 320 para 500 estações.
Esqueçamos o Metro de Curityba. Apliquemos o dinheiro em outros projetos mais inteligentes.
Aliás já completa 40 anos o Sistema Integrado de Transporte Urbano de Curitiyba.
Discordo com o nosso amigo…
Estive em Madri e pude presenciar o belíssimo sistema de metro que por sinal tem sim prédios em sua redondeza…
Acho que falta vontade política isso sim… não importa que vá demorar 150 anos. Londres, como citado, um dia começou com 1 linha, se começarem a dar desculpas de que demora muito, nunca sairá do papel..
O Brasil precisaria de um sistema subterraneo para desafogar em cima, assim como é portugal e espanha, lugares da europa que conheço.. colocar mais onibus naõ via fazer o cara largar seu carro confortável, rápido, q tem o mesmo valor do litro o da passagem. Com bastante linhas de metro tudo se resolve… as 14 linhas de metrô de Madri para mim é meu grande exemplo que levarei para onde for para defender o sistema do metro.