Por Gisele Teixeira, em O Globo:
Na pequena cidade de Rosario de la Frontera, localizada na província de Salta, norte da Argentina, o assunto desta semana não é o futebol.
Seus 30 mil habitantes estão em estado de choque e não sabem como parar um surto de suicídio entre adolescentes que já deixou sete mortes, sendo quatro delas ocorridas entre os dias 5 e 10 deste mês.
Três eram mulheres e amigas entre si, Fiorella, Lucía e Macarena, e o outro um menino de sobrenome Roldán, que não tinha contato com elas. Segundo a polícia, mais 12 pessoas da mesma faixa etária também tentaram se matar na última semana.
Ninguém sabe explicar a causa das mortes, mas há um elemento em comum nos casos ocorridos este ano: todos se enforcaram com gravatas, cordas ou mantas, o que faz com que uma das linhas de investigação aponte para um jogo chamado “Choking game” ou “jogo do enforcado” ou ainda “jogo dos seis nós”, difundido pela internet.
Consiste em provocar a própria asfixia para resistir uma maior quantidade de tempo sem ar. Os adolescentes fazem seis nós em uma corda e simulam um enforcamento. Teoricamente, esses nós teriam que se desarmar aos poucos, provocando em seguida uma passageira sensação prazerosa, causada oxigenação do cérebro. Um “barato”, digamos assim. (Leia mais)
Siga o blog no twitter
Deixe um comentário