José Pedriali
Não é preciso ser vidente para pressentir que consolida a chance do tucano Aécio Neves enfrentar a petista Dilma Rousseff no segundo turno.
A queda da por enquanto socialista Marina Silva é tão brutal, e constante, que ela está tecnicamente empatada com Aécio, que, por sua vez, tem registrado nas últimas semanas trajetória ascendente, embora modesta.
A curva deles está se cruzando. E nesta etapa final, quem sobe continuará subindo, quem desce continuará descendo.
A campanha de terror empreendida pelo PT contra Marina foi eficaz junto ao eleitor de classe C, mas o que a está fazendo derreter mais rapidamente são suas contradições e as inconsistências de suas propostas. Se na área econômica seu programa é sólido – e isso se deve ao esforço do finado Eduardo Campos, que Deus o tenha! – no resto é uma maçaroca. Ela não foi capaz de explicar até agora a tal da “nova política”!
Dilma e Aécio: a polarização PT-PSDB dos últimos 20 anos, que parecia encerrada com o advento de Marina, volta à cena.
O PT preferia Aécio a Marina, porque com ele seu velho discurso dos ricos versos pobres se encaixaria à perfeição.
Pode ter cometido um erro fatal ao poupá-lo após a ascensão de Marina, concentrando o fogo pesado e os tiros de metralha na por enquanto socialista e mobilizando contra ela seu fabuloso exército de mercenários na internet.
Aécio foi chamuscado na fase pré-eleitoral e no início da campanha, mas começará a disputa pelo segundo turno sem ferimentos – é o menos rejeitado dos três – e com o ânimo revigorado após sua ressurreição – sim, a morte de Eduardo Campos induziu a crer que Aécio fora com ele para a tumba.
Ele terá de enfrentar a todo-poderosa máquina publicitária e de terror do PT. Mas a candidata do PT está ferida – seu governo é um desastre anunciado que se aprofunda a cada dia. E, até o segundo turno, a delação de Alberto Youssef estará pairando sobre sua cabeça como a espada de Dâmocles.
Teremos, pelo visto, a eleição das eleições – que terminará numa goleada histórica dos brasileiros de brio se o PT for derrotado. Mesmo que seja por um gol.
Deixe um comentário