PR tem 6 mil casos de foragidos; falta de efetivo policial e de investimentos em infraestrutura dificultam o cumprimento de mandados de prisão
O número de mandados de prisão não cumpridos referentes a condenados ao regime semiaberto no Paraná corresponde a mais que o dobro (110%) dos que cumprem pena neste regime.
De acordo com dados do Sistema Penitenciário, há 5,4 mil condenados que não estão cumprindo pena, enquanto a estatística mais recente da população carcerária do Estado (feita em 2009), aponta um total de 2,4 mil pessoas detidas no regime semiaberto.
No caso do regime fechado, o número de condenados considerados foragidos é menos preocupante: 1,3 mil, para uma população carcerária de 11,7 mil pessoas.
O alto número de mandados não cumpridos no Estado reflete a dificuldade encontrada pela polícia de localizar e fazer a captura dos foragidos.
Entre as causas desta dificuldade, na opinião do advogado criminalista e presidente do Conselho Penitenciário do Paraná, Dálio Zippin Filho, está a falta de investimentos no aparelhamento da polícia.
O advogado afirma, porém, que além de garantir o cumprimento dos mandados, é preciso investir cada vez mais nas penas alternativas. (Via Folha de Londrina)
Deixe um comentário