A Azul Linhas Aéreas iniciará um novo vôo entre Foz do Iguaçu e Curitiba. A freqüência da nova rota será diária a partir do dia 1º de fevereiro. A empresa também recebeu autorização da Anac para comercializar o quarto vôo diário entre Curitiba e Porto Alegre, o que favorecerá a visitação de turistas do sul e sudeste do país à Terra das Cataratas.
A freqüência diária para Curitiba inclui conexões para Porto Alegre e duas cidades do interior paulista: São José dos Campos e Campinas, onde já existe uma ligação diária direto de Foz. A rota será feita pela aeronave Embraer 195, com capacidade para 118 passageiros. O vôo está previsto para sair do Aeroporto Internacional das Cataratas a partir das 5h45 e chega à capital paranaense ás 06h50.
A companhia aérea também aquecerá o fluxo de passageiros gaúchos, paulistas e paranaenses. Está programada uma conexão em Foz no vôo noturno que vem da capital gaúcha para Curitiba, que serve de conexão para o interior paulista. A Azul inicia a venda dos bilhetes com as novas opções a partir desta semana.
O secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzalez, disse que as empresas aéreas apostam em novos vôos para o Destino Iguaçu porque acreditam no potencial turístico da cidade no mercado internacional e doméstico. “Foz do Iguaçu possui uma das estruturas mais completas do Brasil com aeroporto internacional, um grande parque hoteleiro, com diversas opções de turismo ecológico, compras e lazer, que atraem um número cada vez maior de visitantes de outros países, mas principalmente brasileiros, que a cada dia querem conhecer as belezas do país onde vivem”, resume
Os números criam um otimismo da Gestão Integrada do turismo local, composta por instituições públicas e privadas, em relação ao fluxo de turistas nacionais em 2012. Segundo Gonzalez, a expectativa é positiva, pois o Parque Nacional, principal termômetro de visitação, recebeu aproximadamente 1,4 milhão de visitantes neste ano, apresentando um crescimento de 10% em comparação ao ano anterior.
“Mais da metade deste total vem do Brasil. Se mantiver a média neste ano, as Cataratas do Iguaçu serão visitadas por mais de 800 mil brasileiros, ultrapassando 1,5 milhão de visitantes. Por isso as companhias aéreas têm um papel importante, já que atuam como facilitadoras para a vinda de mais turistas, consolidando ainda mais Foz como uma das principais opções de eventos e lazer no país”, afirma o secretário.
O presidente do Fundo Iguaçu (Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu), Gilmar Piolla, lembra que o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu é o que apresenta o maior crescimento nos últimos dois anos, dentre todos os aeroportos brasileiros.
“Com a reforma que está sendo licitada pela Infraero, que vai ampliar as salas de embarque e desembarque, teremos condições de expandir ainda mais o número de vôos e melhorar o atendimento aos passageiros”, afirma.
Segundo ele, o projeto de parceria que visa transformar o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu em hub do Mercosul e dos países andinos deve ser assinado nos próximos dias entre o Fundo Iguaçu e a Infraero.
Já está programado para março o início das obras de expansão do terminal iguaçuense. Serão investidos R$ 60 milhões através da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) assinado em 2010 pelo ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva.
Em 2011, o número de embarques e desembarques foi de 1.690.310 passageiros. O movimento de passageiros aumentou 46,27% em comparação a 2010, um dos maiores registrados pela Infraero entre os aeroportos brasileiros.
Deixe um comentário