Desde quinta-feira (7), está em fase de teste no município de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, o ônibus Mercedes-Bens 0500 MDA, o superarticulado. Com 23 metros, capacidade para transportar 220 passageiros, ar condicionado e maior flexibilidade no trânsito, o modelo vai operar a linha Fazenda Direto, que sai da cidade até o terminal do Pinheirinho sem paradas.
O superarticulado já é usado em São Paulo e tem mostrado eficiência no trânsito pesado da capital paulista. Projetado para operar em corredores e em vias segregadas com estações de embarque em nível, o modelo será avaliado por dois meses no Paraná, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado, a Comec, a Mercedes Bens e a Leblon Transporte.
“Estamos avaliando, inclusive, o desempenho de velocidade, que nós imaginamos até que ele possa reduzir para os operadores a frota que atua nesse horário com melhor qualidade, desempenho e conforto para os passageiros”, disse o diretor de transporte da Comec, Cláudio Gomes.
A diferença entre os modelos é que o articulado comum possui 18,6 metros de comprimento e comporta 150 passageiros, enquanto que o biarticulado possui 28 metros e tem capacidade para até 250 pessoas. O superarticulado, apesar de ter cinco metros a menos que o biarticulado, pode transportar até 220 passageiros, sem perder o conforto. Segundo o fabricante isto ocorre porque possui uma articulação apenas, deixando mais espaço para os passageiros.
Foto: Divulgação
Deixe um comentário