Um novo frigorífico de suínos que será construído em Assis Chateabriand, no oeste do Paraná, deve gerar oito mil vagas de trabalho, de forma direta ou indireta, segundo a direção. O projeto já está sendo desenvolvido, mas a obra só vai começar em 2016, mesmo assim moradores e empresários da cidade já estão animados. As informações são do G1-PR.
O abatedouro será construído no Distrito de Engenheiro Azaury, em uma área de 115 hectares, às margens da PR-239. Segundo o diretor do frigorífico, Elias Zydek, a cidade foi escolhida por questões ambientais, técnicas e econômicas, além da grande oferta de mão-de-obra. Ao todo, a obra deve custar R$ 750 milhões.
De acordo com a empresa, o objetivo é abater sete mil suínos nos primeiros anos de operação e até 2030 dobrar a capacidade. “O Brasil está abrindo novas fronteiras de exportação, estão caindo algumas barreiras sanitárias contra o Brasil e o Paraná e isso vai também abrir mercado para a carne suína. Então, olhando essas perspectivas futuras se
concluiu que é uma oportunidade para aumentar a produção”, explica Zydek.
O crescimento do campo reflete na cidade. “É uma cadeia, porque vai aumentar postos de combustíveis, hotéis, borracharias e outras coisas que agregam a isso como o transporte e a logística. Vai fixar muitas pessoas no campo porque vai ter que produzir esses porcos para o abatedouro e isso vai alavancar muito a nossa região e trazer benefícios para todo mundo”, comenta o presidente da Associação Comercial e Industrial de Assis Chateaubriand (Aciac), Claudio de Paula.
A expectativa é de que com mais dinheiro circulando, as pessoas também gastem mais no comércio local. “Vai comprar mais e assumir um parcelamento maior. Aumenta o poder de compra”, diz o gerente administrativo, Adriano Alves, de olho no futuro.
Deixe um comentário