Paranaguá, no litoral do estado, vai receber um teste da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para uma nova tecnologia de envio de alerta de desastres. Além do município paranaense, outras seis cidades brasileiras vão participar do projeto.
Desde 2017, mensagens de emergência sobre fenômenos climáticos são enviadas à população. A partir de então, o serviço foi ampliado para diferentes plataformas, como o WhatsApp e o Telegram.
O teste será feito pela Anatel junto com operadoras de telefonia e a Defesa Civil local. O sistema deve enviar mensagens aos usuários cadastrados, de modo que elas apareçam na tela do celular de forma sobreposta e destacada de outros conteúdos, gerando obrigatoriamente algum tipo de interação.
O novo alerta de desastres sugirá com prioridade na tela dos celulares, garantindo que o usuário leia a mensagem e clique nela, até para ela sair da tela. Com isso, há uma confiança maior de que a mensagem chegará às pessoas dentro do tempo esperado. Apenas mensagens de eventos considerados extremos serão enviadas nesta modalidade.
Paranaguá tem 6.028 pessoas cadastradas no alerta de desastres, 3,86% da população local. Anápolis, em Goiás; Petrolina, em Pernambuco; Parauapebas, no Pará; Juiz de Fora, em Minas Gerais; e Angra dos Reis e Petrópolis, no Rio de Janeiro, também vão fazer parte do novo teste.
Fonte: Paraná Portal / Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Deixe um comentário