O ex-arcebispo de Brasília, João Braz de Aviz, que se torna oficialmente cardeal neste sábado (18), no Vaticano, fez curso de Filosofia no antigo Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, da Arquidiocese de Curitiba, na década de 1960. É o único latino a assumir o posto entre os 22 nomeados pelo papa Bento XVI.
Em 1998 foi nomeado bispo de Ponta Grossa e em 2003 arcebispo de Maringá. Hoje é prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, no Vaticano. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que também fez curso de Filosofia e morou em Curitiba, representará o governo brasileiro na cerimônia
QUE ALEGRIA TODOS NÓS PARANAENSES DEVEMOS SENTIR NESSE MOMENTO EM QUE JOÃO BRAZ DE AVIZ SE TORNA CARDEAL. CONHECI O ENTÃO PADRE JOÃO DE AVIZ, NA IGREJA BOM JESUS DE IVAIPORÃ, ONDE FUI MORAR E TRABALHAR COMO VETERINÁRIO EM 1979. SEMPRE BATIA UMA BOM PAPO COM ELE APÓS AS MISSAS E NOS FINAIS DE TARDE, POIS ÉRAMOS VIZINHOS DE PORTA. DEPOIS FOI PRA APUCARANA, PARA ROMA, PARA VITÓRIA, PARA MARINGÁ, PARA BRASILIA E AGORA DE NOVO EM ROMA. O IRMÃO DELE, PADRE AMAURI, ACREDITO AINDA SER PADRE EM CURITIBA , TRABALHAVA NO UBERABA. O CARDEAL JOÃO BRAZ DE AVIZ É SIM MOTIVO DE ORGULHO PARA TODOS NÓS.
Fiquei imensamente feliz, por saber que O Pe. João Braz de Aviz agora é Cardeal, moro numa cidade pequena chamada Mauá da Serra, onde o Pe. João de Aviz foi pároco durante um tempo, fiz minha primeira comunhão com ele tenho até umas fotos guardadas, nossa já faz muito tempo na época eu tinha uns doze anos agora já tenho 45.
Sem dúvida é um orgulho para todos nós.