Os vereadores novatos de Curitiba querem vez e voz na formação da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal. De acordo com o recém-eleito José Carlos Chicarelli (PSDC), o grupo já definiu alguns itens que o novo presidente, ou presidenta, terá que aceitar para receber o voto deles. Das 38 cadeiras da Casa, 18 serão ocupadas por novos vereadores – deste total, 16 foram eleitos pela primeira vez, “apenas dois já haviam sido vereadores”, diz Chicarelli.
Os principais requisitos para o futuro presidente receber o voto dos novatos são: que garanta espaço para os novos na Mesa, abrir a discussão para os novatos na ocupação dos cargos e na formação das comissões permanentes, que a chapa se comprometa com uma imagem boa da Câmara, que não haja retrocesso e que garanta os avanços cortados, como é o caso da redução do número de assessores, com o mesmo montante de gastos.
Os novatos, ainda segundo Chicarelli, farão a primeira reunião esta semana e depois irão conversar individualmente com todos os candidatos que se apresentarem. Até o momento quatro vereadores colocaram o nome para formação de chapa: Noêmia Rocha (PMDB), Paulo Salamuni (PV), Professor Galdino (PSDB) e Valdenir Dias (PMN).
CERTOS ESTÃO ELES ! Primeiro por que parece-me que a casa é DEMOCRÁTICA (todos tem o direito de voto e livre manifestação) SEGUNDO: NENHUM VEREADOR É MAIS OU MENOS IMPORTANTE QUE O OUTRO; terceiro: varios anos os antigões resolveram mesa e comissões e deu no que deu…. ACHO QUE EXPERIÊNCIA NADA VALE NO PARLAMENTO… E SIM HONESTIDADE, CARÁTER, HONRADEZ E BONS PROPÓSITOS. FALEI!