Arquivos

Categorias

Notícias dos Vizinhos – Construindo o Mercosul

Notícias dos Vizinhos – Construindo o Mercosul

DE OLHO NO MODELO PARANAENSE DE PLANTIO ORGÂNICO COM SELO DE GARANTIA

Agricultores paraguaios dos departamentos de Caazapá, Guairá, Concepción e Caaguazú, seus líderes e autoridades regionais têm acompanhado in loco a experiência de plantio de hortaliças orgânicas que recebem selo de certificação no Paraná, Sul do Brasil, para seguir o exemplo. Esses produtos despertam o interesse pela forma de cultivo, facilidades de crédito e certificação por instituições credenciadas para esse fim, como a Rede Ecovida Agrocologia, mas principalmente pelo valor agregado que garantem.

Entre os municípios que a delegação paraguaia percorreu está Coronel Vivida, onde conheceram formas de fomentar a agricultura orgânica como, por exemplo, cooperativas de produção, formas de crédito com juros subsidiados e comercialização. Chamaram atenção dos agricultores do país vizinho, as formas de empréstimos coletivos com até três por cento de juros ao ano e o programa Agricultura Familiar, do Governo do Estado.

Ademir Calegari, pesquisador do Iapar, Instituto Agronômico do Paraná, explicou que os agricultores paranaenses só utilizam sementes certificados para evitar riscos. O produtor Moisanill Gregolin informou que consegue vender os produtos certificados que cultiva em cinco hectares por 30% a mais quando vai até a cidade e que esse valor agregado pode chegar a 50% se viaja até o município de Londrina para vender a produção. (ABC Color, PY)

Mais dinheiro e emprego

No Paraná, Estado com 199.314,850 quilômetros quadrados e aproximadamente 10 milhões de habitantes, a agricultura orgânica gera aproximadamente 10 mil empregos diretos no campo. Os agricultores orgânicos são essencialmente de estrutura familiar e o Estado é o primeiro no ranking nacional nessa atividade, seguido pelo Rio Grande do Sul, destaca o secretário da Agricultura, Valter Bianchini. O coordenador de Olericultura e Agricultura Orgânica da Emater Paraná, Iniberto Hamerschmidt, acredita que o crescimento de 21% da atividade só no último ano se deve ao aumento da procura do consumidor por alimentos que concentram vitaminas e minerais, ao lado do trabalho de extensão ao longo dos anos.

Selo de garantia

A Rede Ecovida de Agroecologia, que fornece o selo de garantia para os orgânicos se apresenta como um grupo de agricultores familiares, técnicos e consumidores reunidos em associações, cooperativas e grupos informais que juntamente com pequenas agroindústrias, comerciantes ecológicos e pessoas comprometidas se organizou para desenvolver e multiplicar essas iniciativas, estimular o trabalho associativo na produção e no consumo de produtos ecológicos, promover o intercâmbio de informações, aproximar os interessados de forma solidária, fazer os produtos serem reconhecidos por um selo. (www. ecovida.org.br)

Logística armadora

A Transpetro, Petrobrás Transporte S/A, se apresenta como a maior armadora da América Latina e principal empresa de Logística e Transporte do Brasil, ao atender às atividades de transporte e armazenagem de petróleo e derivados, álcool e gás natural, operando uma frota de 51 navios, 10 mil quilômetros de malha duto-viária e 44 terminais terrestres aquaviários. A visão da Transpetro é de atuação internacional, líder em transporte multimodal da América Latina e reconhecida pelo Sistema Petrobrás e demais clientes como parceira preferencial, inovadora e socialmente responsável.

No dia 26, seu Diretor de Terminais e Oleodutos, Marcelino Guedes F. M. Gomes, esteve em Curitiba onde assinou um convênio com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Appa, Litoral do Paraná, durante a reunião da Escola de Governo, entre o governador Roberto Requião e os Secretários de Estado. Trata-se de um acordo para repasse de R$ 5 milhões para adequação e aquisição de equipamentos e materiais, treinamento de pessoal para o Centro de Excelência em Defesa Ambiental do Porto.

Marcelino está no Sistema Petrobrás desde 1986, é membro da Comissão de Dutos do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás e do Comitê Executivo da Divisão de Dutos da American Society of Mechanical Engineers Internacional, presidente do Centro de Tecnologia de Dutos. Ele ressaltou que é preciso preparar a logística dos países latino-americanos para a distribuição do etanol e biodísel, inserindo o Brasil no mercado global e desenvolver projetos em longo prazo e não apenas de cinco anos, até que o novo governo seja eleito.

Adeus privatização

Para evitar os prejuízos que as privatizações trazem às sociedades, o presidente da Bolívia, Evo Morales, pediu à Assembléia Constituinte de seu país que proíba para sempre as privatizações, ao recuperar para o Estado boliviano o controle das refinarias compradas pela Petrobrás em 1999, no governo boliviano anterior:

– Que os vende-pátrias nunca mais tenham espaço. Que nunca mais as nossas refinarias, os nossos recursos naturais sejam entregues às multinacionais, pediu o presidente aymara.

A nacionalização da Petrobrás-Bolívia Refinadora aconteceu depois de um longo e complexo processo de negociação que sucedeu a um decreto editado por Morales no dia 1º de maio de 2006. O nome da empresa agora é YPFB Refinación. YPFB é YacimientosPetrolíferos Fiscales Bolivianos . (ABC Color, PY e Télam, AR)

Silenciar jamais

Evo Morales, que considerou um ato histórico a nacionalização das refinarias em mãos da Petrobrás, advertiu a todos os investidores nacionais e estrangeiros que participam da exploração e industrialização dos hidrocarbonetos em seu país, para que cumpram seus compromissos. Ele explicou que o fato de que a Bolívia precise de investimentos não é motivo para silenciar sobre compromissos que deixam de ser cumpridos. A Bolívia pretende ampliar a capacidade atual das antigas refinarias da Petrobrás de 40 mil barris diários de combustível para 50 mil a Santa Cruz e para 12.500 barris a Cochabamba. O gás natural é uma das mais importantes riquezas minerais da Bolívia, país com aproximadamente 14 milhões de habitantes, onde 60% da população se declara indígena e que adota três idiomas oficiais: espanhol, quéchua e aymara. (Télam, AR)

Terra do Fogo

Na Terra do Fogo, Argentina, foi eleita a primeira mulher governadora de uma província do país vizinho. Trata-se de Fabiana Rios, do partido ARI (Alternativa por uma República Igualitária), de oposição ao atual presidente Néstor Kirchner. A até então deputada federal anunciou que criará uma Secretaria de Direitos Humanos e foi recebida por Kirchner, antes do governador eleitode Buenos Aires, o empresário conservador, Maurício Macrfi. Rios defendeu junto a Kirchner que a Nação pague aos cofres das províncias os recursos que investiram sozinhas em projetos que oficialmente têm convênio com o governo nacional. (Página 12 e El Diário del Fin del Mundo, AR).

Fim do mundo

Rodadas de negócios na área de turismo foram realizada por representantes da Terra do Fogo, através do Instituto Fueguino de Turismo, o InFuetur, em três cidades brasileiras: Curitiba, São Paulo e Porto Alegre. Osvaldo Magi, presidente do InFuetur, explicou que foi um road show em que se uniram interesses públicos e privados. Os moradores de Terra do Fogo querem mais brasileiros conhecendo as especiais formações glaciais do extremo Sul do mundo e para isso fizeram um acordo com a empresa Aerolíneas Argentinas para que reserve vários lugares em seus aviões aos brasileiros. “Agora precisamos torcer para que venham em maior quantidade”, disse Magi. (El Diario Del Fin Del Mundo, AR)

Cinema em Cascavel

Os filmes argentinos que estão sendo exibidos em Curitiba e que retratam as criações contemporâneas do país vizinho, devem ser mostrados também no município paranaense de Cascavel, no final de julho. É o que está sendo negociado com o INCAA, o Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais da Argentina, pelo Governo do Paraná, pela Prefeitua e Codesul, Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul.

– Cascavel, na região Oeste, é de uma importância básica para o Mercosul porque é uma porta de entrada dos produtos e serviços do Paraná e Sudeste do Brasil, ressaltou Santiago Martin Gallo, secretário do Codesul Paraná.

Em Curitiba estão sendo exibidos os seguintes filmes do cinema contemporâneo argentino: SED, Invasión Gota a Gota, Hermanas, Una Estrella y Dos Cafés, La Demolición, Nevar en Buenos Aires.

Chamada Geral

A Chamada Geral para o Fórum Social do Mercosul começa neste dia 5 de julho, em Curitiba, no Centro de Convenções. Organizada por movimentos sociais e com apoio do Governo do Estado, vai reunir cientistas sociais, pesquisadores e intelectuais do Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia, Cuba, Chile, Equador e Venezuela para debater temas como aquecimento global, água e outros recursos naturais, democratização dos meios de comunicação, educação e cultura, economia solidária, prejuízos com as privatizações. O governador Roberto Requião vai participar da abertura do evento que prossegue até o dia 7. Confira detalhes na página do Fórum: http://www.forumsocialdomercosul.org/

27 de junho a 3 de julho