“O Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná manifesta, publicamente, sua posição sobre a oferta do curso de Jornalismo Esportivo, com quarenta de carga horária total, pelo Centro Europeu.
Na proposta do curso, o Centro Europeu afirma que o objetivo é “capacitar interessados em ingressar na área de jornalismo esportivo e proporcionar formação teórica e prática ao aluno, ampliando sua visão crítica e criativa sobre o jornalismo esportivo”.
O público alvo indicado é composto de estudantes de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas e de outras áreas de ciências humanas, além de Educação Física e áreas afins. Ainda aponta para os jornalistas recém-formados e outros interessados.
Nitidamente, o curso, como é próprio do Centro Europeu, entidade que oferece cursos livres em diversas áreas, sem chancela portanto do Ministério da Educação, visa formar para o mercado de trabalho.
O Conselho de Ética entende que o objetivo proposto é inadequado, posto que a formação teórica, profissional e ética dos jornalistas não pode ser reduzida a 40 horas de carga total. Tal curso só poderia ser oferecido como formação complementar, sem pretensão de formar jornalistas esportivos.
O público alvo, amplo, indica que o curso não pretende complementar formação profissional, mas oferecer formação completa. Assim, o Conselho entende que o curso, em si, contribui para a precarização profissional da atividade jornalística e, em consequência, para a precarização moral do jornalismo e dos jornalistas.
Esta é a posição tomada pelo pleno do Conselho de Ética.
Mário Messagi Júnior – Presidente do Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná”
Deixe um comentário