via site do João Arruda
Tombado pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado em 1966, o Parque Estadual de Vila Velha, próximo a Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, abriga uma riquíssima fauna e flora.
A Unidade de Conservação, principal atrativo do local, é composta por três principais elementos: Arenitos, que são formações rochosas que apresentam formas variadas, como: a taça, o camelo, entre outras; Furnas, que se caracterizam por grandes crateras com vegetação exuberante e água no seu interior (lençol subterrâneo) e; a Lagoa Dourada, que possui este nome pelo fenômeno que ocorre ao pôr do sol, quando suas águas ficam douradas.
Lobos-guará , jaguatiricas, quatis, gatos-do-mato, cachorros-do-mato, iraras, furão, catetos, veados, tatus, pica-paus, pombas, perdizes, tamanduás-bandeira e mirins, diversos tipos de aves, entre outros animeia fazem parte da fauna presente no parque.
O acesso ao Parque, no quilômetro 28 da rodovia BR 376 (Ponta Grossa-Curitiba), pode ser feito por ônibus de transporte coletivo, partindo de Ponta Grossa. O horário de visitação é das 8h às 17h30. Informações nos telefones (42) 3228-1138 e 3228-1539.
Deixe um comentário