do site do João Arruda
O conjunto de 275 quedas que formam as Cataratas do Iguaçu, localizado em Foz do Iguaçu, na fronteira com a Argentina, compõem um dos principais cartões postais do Brasil, reconhecidos internacionalmente.
As Cataratas do Iguaçu estão no centro de uma imensa reserva de floresta subtropical de 250 mil hectares de área preservada entre os dois países.
O Parque Nacional argentino foi criado em 1934 e o Parque Nacional brasileiro, em 1939, com o propósito de administrar e proteger o manancial de água que representa essa catarata e o conjunto do meio ambiente ao seu redor.
Os parques, tanto brasileiro como argentino, foram declarados Patrimônio da Humanidade em 1984 e 1986, respectivamente. Desde 2002 o Parque Nacional do Iguaçu é um dos sítios geológicos brasileiros.
Historicamente, o primeiro europeu a achar as Cataratas do Iguaçu foi o espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca, no dia 31 de janeiro do ano de 1542.
As Cataratas do Iguaçu participaram, e venceram, a campanha mundial de escolha das Sete Novas Maravilhas da Natureza, organizada pela Fundação New 7 Wonders.
O nome Iguaçu vem das palavras Tupi ou Guarani y ɨ (água) e ûasú wa’su (grande).
Reza a lenda que um deus planejava se casar com uma bela mulher chamada Naipi, que fugiu com seu amante Tarobá em uma canoa. Com raiva, o deus cortou o rio, criando as cachoeiras e condenando os amantes a uma queda eterna.
Deixe um comentário