Pier Petruzziello
Nos últimos anos, alavancado por questões políticas, temos vivido uma crescente luta contra a corrupção, mas sabemos que, infelizmente, a tendência do ser humano em quebrar regras para conseguir vantagens em benefício próprio é uma prática comum. Isso não é uma situação exclusiva do Brasil, mas nosso “jeitinho brasileiro” tende a contribuir para a banalização de situações que são extremamente graves. O lado positivo é que, recentemente, as pessoas estão mais atentas a esse tipo de atitude, seja na vida pessoal ou profissional.
Esse ganho de consciência coletiva evolui o combate a esse costume enraizado e dá espaço para novos conceitos como o do “compliance”, onde técnicas para promover o cumprimento de regras institucionais são propostas.
É através de processos bem estabelecidos e transparentes que nós somos estimulados a agir como agentes de mudança, prezando pelas relações éticas e seguras para todos os envolvidos.
Nessa onda, temos visto ser aprovadas várias leis federais e estaduais, que incentivam ações de compliance no poder público e, nesse mês, foi a vez de Curitiba dar esse grande passo em busca de transparência e eficiência administrativa.
No início do mês, protocolei o projeto de lei que dispõe sobre a criação do Programa de Integridade e Compliance da Administração Pública Municipal. O projeto segue a tramitação da Câmara Municipal e em breve entrará para votação. Enquanto aguardamos a aprovação do projeto, proponho exercitamos nossas relações éticas no dia a dia, lutando contra as pequenas corrupções que somos expostos.
Pier Petruzziello é vereador na prefeitura de Curitiba.
Deixe um comentário