Em entrevista ao portal RSN publicada nesta sexta-feira, 2, o deputado Zeca Dirceu (PT) elenca uma série de boas notícias para educação superior de Guarapuava e cidades da região, entre elas, a instalação de três novo cursos na Universidade Tecnológica do Paraná, a retomada das obras do IFPR de Pitanga e a liberação de R$ 400 mil para o campus da UTFPR.
A vereadora Cristiane Wainer (PT) e o presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Moraes (Republicanos), acompanharam as reuniões do deputado em Guarapuava.
Zeca Dirceu adiantou ao diretor Marcelo Granza que está na fase final de aprovação no Ministério da Educação (MEC) os cursos de engenharia elétrica, engenharia de produção e de arquitetura e urbanismo.
Conforme a jornalista Cristina Esteche, o professor Marcelo Granza, o MEC estendeu o prazo dos nos novos concursos públicos para contratação de professores e técnicos nas universidades. “No caso da UTFPR, serão 72 vagas para docentes e 39 para técnico administrativo e educação. Agora precisamos sensibilizar o MEC e em seguida o Ministério do Planejamento para prever os custos na Lei Orçamentária de 2024”.
Cursos técnicos
O deputado também defendeu que a universidade venha oferecer também cursos técnicos, de ensino médio e pós-médio, uma demanda dos estudantes, lideranças e moradores da região de Guarapuava. Zeca Dirceu, a vereadora Cristina Wainer e o vereador Pedro Moraes vão a Curitiba tratar da proposta na reitoria do IFPR (Instituto Federal do Paraná) que poderá formar convênio com a UTFPR.
O campus da universidade de Guarapuava, de acordo com a direção, tem cerca de mil alunos matriculados em quatro cursos: engenharia civil, engenharia mecânica, mecatrônica e tecnologia em sistema para internet.
Ainda na quinta-feira, em Pitanga, Zeca Dirceu anunciou a retomada das obras do campus do IFPR na cidade.
Nesta sexta-feira, em Goioxim, o deputado participa da audiência pública sobre pavimentação de 42 quilômetros da PR-364. A rodovia liga Goioxim, Marquinho e Cantagalo. Na agenda de trabalho, Zeca Dirceu tem encontro com lideranças em Cantagalo e ainda participa de um seminário de educação em Laranjeiras do Sul.
Deixe um comentário