Já está em vigor no Paraná a Lei nº 16.393/2010, que institui o programa estadual de conscientização e reciclagem de gorduras e óleos de frituras. A legislação, proposta pelo deputado Dobrandino da Silva (PMDB), tem como meta orientar a população sobre a importância do manejo correto após a utilização do produto.
Segundo o parlamentar (foto), a Lei consiste em instituir ações governamentais e não governamentais que aprimorem a atividade econômica da reciclagem do óleo de cozinha. "É importante que a sociedade tenha consciência não apenas dos danos causados pelo óleo da fritura que é jogado no meio ambiente, mas também das vantagens de sua reutilização em escala industrial”, informa Dobrandino.
O óleo de cozinha usado e a gordura são substâncias que não se misturam com a água, e quando jogados diretamente no ralo da pia ou no lixo, o material polui córregos, riachos, rios e o solo, além de danificar o encanamento das residências e prédios. Um litro de óleo de cozinha pode poluir cerca de dez mil litros de água.
poís é, mas quando começa a queimar óleo o melhor mesmo é parar, né mesmo deputado?
Verifiquem porque a Lei não é do Dep. Dobrandino, a Lei é de autoria do Dep. Marcelo Rangel, o Dobrandino fez uma emenda.
Pois é! Quem diria que o deputado Dino da Silva, haveria de estar preocupado com óleo de cozinha queimado, hein?
Ele devia é estar preocupado com a dinheirama que ele desviou e queimou do cofre público do município de Foz do Iguaçu quando ele era prefeito.
Vai lavar o pé e dormir, Dobrandino, vai, xou, xou!!!