Diversas lideranças políticas questionaram o resultado da pesquisa Ibope/RPC, divulgada nesta quinta-feira (5). Para elas, a pesquisa não revelou o verdadeiro cenário eleitoral do Paraná. Até mesmo porque o Ibope tem um histórico de pesquisas questionáveis em eleições passadas. O mesmo instituto, na eleição para governador em 2006, afirmava que não haveria segundo turno no Paraná em quatro pesquisas sucessivas realizadas entre 5 de agosto e 22 de setembro daquele ano. Ao contrário, a eleição só foi decidida no segundo turno.
A pesquisa divulgada agora contradiz pesquisas de outros institutos divulgadas recentemente. O Vox Populi, por exemplo, mostrou que a tendência da candidatura de Osmar é de crescimento enquanto a de Beto Richa é de queda. No Vox, Osmar passou de 35% no dia 25 de julho para 37% no dia 28 de julho. O adversário caiu de 44% para 42% no mesmo período.
O presidente estadual do PT e candidato a deputado estadual, Ênio Verri, disse que a pesquisa do Ibope não captou o efeito do comício feito em Curitiba com o presidente Lula porque sua metodologia demora para captar o andamento da eleição. Segundo ele, a pesquisa nacional do Ibope mostra empate técnico entre Dilma (PT) e Serra (PSDB), na disputa para a presidência, mas Dilma está à frente em todas as outras pesquisas. (Leia mais)
Siga o blog no twitter
Deixe um comentário