Expectativa é vender até 14% a mais; pesquisa encomendada pela ACP mostra que 80% dos lojistas irão aumentar os estoques e 52% pretendem contratar
A perspectiva de inflação e juros altos, valorização do dólar e a crise que atinge Estados Unidos e Europa não parecem intimidar os lojistas paranaenses em relação às vendas para o Natal: a previsão é de um aumento de vendas de 10 a 14%. Segundo pesquisa do Instituto Datacenso, 52% dos lojistas consultados afirmaram que estão procurando mão de obra temporária e 11% disseram que vão optar pelos efetivos.
De acordo com a pesquisa, os segmentos que mais vão contratar serão as lojas de departamentos, calçados, vestuário, livrarias e papelarias. Cerca de 80% dos comerciantes disseram que vão aumentar os estoques em 32% para a temporada do final de ano. Entre as estratégias para aumento nas vendas, estão o lançamento de novas coleções, a chegada de novos produtos, realização de promoções e investimentos em propaganda.
O economista e diretor executivo do Instituto Datacenso, Cláudio Shimoyama, avalia que os lojistas estão otimistas em parte devido ao dinamismo do mercado de trabalho e a entrada de recursos por meio do 13º salário, das gratificações e restituições do imposto de renda. Segundo ele, apesar de haver uma demanda grande para a contratação de temporários há segmentos carentes de mão de obra qualificada como vestuário e eletroeletrônicos.
da Folha de Londrina
Deixe um comentário