Arquivos

Categorias

NO PARANÁ, 17 DEIXAM O GOVERNO POR ELEIÇÃO

De Roseli Abrão, no Hora H:

A lista de pré-candidatos palacianos às eleições do ano que vem já soma 17 nomes, a começar pelo governador Roberto Requião, que será candidato ao Senado, e do vice-governador Orlando Pessuti, que será o candidato do PMDB ao governo do Estado.

Pela lei eleitoral, quem exerce cargo no Poder Executivo tem que se desincompatibilizar seis meses antes das eleições, ou seja, terão que sair antes do dia 3 de abril de 2.010.

A única exceção desta lista é Pessuti, já que a lei eleitoral permite que governadores, assim como prefeitos e o presidente da República, disputem a reeleição sem sair do cargo.

Além de Requião e de Pessuti, apenas Melo Viana, que é secretário de Controle Interno do governo, pretende disputar a eleição majoritária. Melo Viana deve ser o candidato do Partido Verde ao governo do Estado.

Enquanto o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazarri, espera ser suplente na chapa de Requião ao Senado, os demais palacianos que estão de olho nas urnas de 3 de outubro pretendem disputar a Assembléia Legislativa (onze) e a Câmara Federal (dois).

Estão de olho numa cadeira na Assembléia Legislativa os secretários do Trabalho, Nelson Garcia, do PSDB; do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, do PV; do Planejamento, Enio Verri, do PT; da Saúde, Gilberto Martin, do PMDB; o presidente da Cohapar, Rafael Greca, do PMDB; o chefe de gabinete do governador Roberto Requião, Carlos Augusto Moreira, do PMDB; o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, do PMDB. (Leia mais)