Em artigo publicado no Miami Herald, um dos principais jornais dos Estados Unidos, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, reforça o risco mínimo de transmissão do vírus Zika durante as Olimpíadas e chama os turistas para comparecer ao evento.
No texto com o título “Venha para as Olimpíadas no Brasil – Zika está sob controle”, o ministro afirma que o sistema brasileiro está preparado com monitoramento 24 horas por dia e com medidas preventivas e de combate ao Aedes aegypti.
“A circulação do vírus Zika não vai nos impedir de termos um evento seguro e inesquecível para atletas, participantes e espectadores”, salienta.
Barros cita um estudo publicado pela Universidade de Cambridge e análises de especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) que confirmam ricos mínimos de infecção. “Os jogos serão disputados no Brasil em tempo de inverno, quando a taxa de transmissão é mais baixa. Além disso, houve investimentos em monitoramento, prevenção e um grande esforço de mobilização que reduziu em 87 % os casos de infecção pelo Zika”
Barros lembra ainda que foram realizados mais de 50 eventos-teste monitorados pelo Ministério da Saúde e sem registro de infecção. “O Brasil tomou todas as medidas necessárias para que os jogos sejam um marco histórico no esporte. Encorajamos as pessoas, portanto, para vir aos Jogos Olímpicos”.
Deixe um comentário