O perfil da prefeitura de Curitiba no Facebook já é um ‘case’ de comunicação. Os governos, em geral, utilizam as redes sociais como mais um canal de informação e interação com a população. Não é caso da fan page da prefeitura de Curitiba que se notabilizou nas últimas horas como um canal de piadinhas, conteúdo irrelevante, uso indevido de imagem e erros dos mais variados tipos.
Até a tarde de hoje, o único post das últimas 24 horas tratou da abertura da garrafa encontrada na escultura de João Turin. Há erros dos mais variados tipos incluindo o uso indevido da imagem do ator Tom Hanks e a falta de crase em “vamos a procura da garrafa” – motivo de deboche por parte do administrador da página que colocou a culpa no “estagiário”.
Ficam as perguntas: É correto um órgão público, que deve dar exemplo, se deter de algo sem o direito esse direito autoral? Será que o Tom Hanks e o dono dos direitos do filme sabem que a imagem deles está sendo usada para que a promova a sua página no Facebook?
As piadinhas da página devem importar muito aos cidadãos que esperam atendimento nos postos de saúde, ou aos usuários dos transporte coletivo que aguaram a real abertura da caixa-preta da Urbs.
Nos comentários, os cidadãos reclamam. Seja própria irrelevância do conteúdo, ou pela falta de resposta à dúvidas e reclamações sobre os serviços municipais ou pior: a censura. São vários os relatos de que os administradores da página ocultam e não respondem comentários, além de bloquear internautas. Só mostram aquilo que interessa ao patrão.
haters gonna hate
É verdade. Postei dois comentários hoje sobre problemas na cidade e eles foram apagados
Se Tom Hanks, ou qualquer outro processar, sabem quem paga a conta….
Gente , essa bela cidade está desse jeito ? Que triste.
exagerado a implicância do autor desse texto amargurado.
trata-se de uma fã page, meu caro, não um balcão de ouvidoria formalista e monótono. até porque não vejo maior eficiência em balcões de ouvidoria. tom hanks e qualquer outra pessoa notável não conseguiria processar o uso da imagem em todos os memes da internet que já fizeram ao redor do mundo; ele nem saberia de todos e portanto não se preocupa com isso.
se a pessoa se deu ao trabalho de escrever essa crítica non sense é porque a mídia da prefeitura está conseguindo movimentar nas redes sociais, interagir, o que definitivamente não é comum em fã pages de prefeituras, ou outras instancias governamentais.
por fim, caro autor, a sua arreliação pela falta de uma crase já nos diz tudo sobre a sua lamentável avaliação do trabalho de mídia que se está estabelecendo por aqui.