A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho vai propor o aumento dos repasses para a Rede das Instituições de Acolhimento (RIA) do Paraná, que abriga 631 crianças e adolescentes somente em Curitiba. A proposta será encaminhada ao Conselho Estadual da Assistência Social (Ceas) – órgão com representação paritária entre governo e sociedade civil a quem compete aprovar a Política Estadual de Assistência Social e avaliar e fiscalizar os serviços de Assistência Social prestados pelos órgãos governamentais e não governamentais do Estado, entre outras incumbências.
O compromisso foi transmitido na sexta-feira, 22, pelo secretário Ney Leprevost a promotoras do Ministério Público do Paraná e representantes da RIA, que estiveram hoje no Palácio das Araucárias para reivindicar mais recursos destinados ao custeio das unidades de acolhimento. “As crianças acolhidas são as mais vulneráveis, e estão vivendo de esperança há tempos”, disse a representante do Lar Bom Caminho, Nilceia Braga.
A proposta será de aumentar o valor de R$ 1,29 milhão para R$ 1,89 milhão por ano, atualizando as metas e atendendo assim a todas as 631 crianças e adolescentes acolhidos na capital. O repasse estadual é feito à prefeitura de Curitiba para complementar os valores destinados pelo município às casas de acolhimento.
A primeira reunião do Ceas do ano será na próxima quinta-feira (28/02).
Além desse reajuste, Leprevost determinou que a área financeira da Sejuf faça um estudo de viabilidade para dobrar, nos próximos meses, o valor aportado pelo governo.
Outro compromisso do secretário é levar a reivindicação também ao Ministério da Cidadania, haja visto que os recursos repassados são de origem tripartite, divididos entre município, estado e União. “Vamos a Brasília lutar por esses recursos”, disse Ney, que convidou as representantes do RIA e do MP a participarem da reunião na capital federal.
Participaram da reunião as promotoras de Justiça Mariana Bazzo, Fernanda Nagl Garcez e Mabiane Czarnobai Message, além das representantes da RIA Nilcéia Braga (Lar Bom Caminho) e Marjorye Gaiovicz (Chácara Meninos dos 4 Pinheiros). Pela Sejuf participaram o secretário Ney Leprevost, o diretor do Departamento de Assistência Social, Fernando Castellano; a diretora Angela Mendonça, diretora da Política da Infância, do Adolescente e do Idoso; e Marcela Evangelista, do departamento financeiro.
Deixe um comentário