Único representante do Paraná na comissão especial da Unale (União Nacional dos Legislativos Estaduais), que irá propor a revisão do Pacto Federativo, o deputado Caíto Quintana, líder do PMDB na Assembleia Legislativa, defende que os Estados tenham maior autonomia não só no que diz respeito à arrecadação de tributos como também na sua capacidade de legislar.
Na avaliação de Caíto, o que existe hoje é um Estado concentrador. “Enquanto as receitas estão nas mãos da União os compromissos com saúde, educação, segurança pública, são responsabilidades dos Estados”, atesta o líder do PMDB.
AJUSTE – Caíto defende que o pacto a ser proposto pela comissão especial da Unale consiga diminuir o desequilíbrio entre as atribuições e competências entre União e Estados.
A comissão especial da Unale vem se reunindo, em Brasília, para definir estratégias para o desenvolvimento da campanha que a entidade vai promover em todo o país em defesa do estabelecimento de uma nova forma de relação entre a União, os Estados e os municípios, um novo pacto federativo.
Deixe um comentário