Arquivos

Categorias

NA FILA COM PESSUTI E OSMAR

Da Conexão Brasília, na Gazeta do Povo:

Dizem que na política brasileira não existe fila. Em matéria de candidatura, quem cede a vez para um concorrente simplesmente desaparece da ordem de chegada. Às vésperas das convenções partidárias, o governador Orlando Pessuti (PMDB) e o senador Osmar Dias (PDT) se deparam (de novo) com esse problema.

Na última eleição estadual, a carreira de Pessuti virou de cabeça para baixo. Primeiro, ele teve de abrir mão da vaga de vice na chapa de Roberto Re­­quião e dar espaço para o então presidente da Assembleia Legislativa, Hermas Brandão (PSDB). De troco, ganhou a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Como a aliança com os tucanos não vingou, Pessuti foi chamado às pressas para o antigo cargo. E a vaga no tribunal foi parar no colo de Hermas. Dois caprichos urgentes de Requião, em dois sentidos opostos, plenamente atendidos.

Em 2002, Osmar era o candidato de consenso a governador. Contava com o compromisso de apoio de Requião, o que significava um caminho limpo pela frente. Ainda assim preferiu não trocar o certo pelo duvidoso e abriu mão da disputa em benefício do irmão, Alvaro Dias (PSDB). (Leia mais)