O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, teve uma programação intensa no primeiro dia do Smart City Expo World Congress 2023, nesta terça-feira (7/11), em Barcelona, na Espanha. Além de ser recepcionado por Ricard Zapatero, CEO da Fira Barcelona, consórcio espanhol que promove internacionalmente o fórum de cidades inteligentes, ele inaugurou o estande de Curitiba no evento e se reuniu com autoridades.
Greca e Zapatero celebraram a parceria entre a Fira Barcelona e a capital na realização do Smart City Expo Curitiba, versão brasileira do fórum da Espanha – o maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo.
“Nós temos muita honra de ter merecido do (Ricard) Zapatero a possibilidade de realizar essa feira em Curitiba, que já fizemos várias vezes e vamos repetir em 2024”, disse Greca.
A quarta edição do evento curitibano, em março deste ano, teve recorde de público, com 15 mil visitantes, reunindo representantes de 450 prefeituras, 26 estados mais o Distrito Federal, 180 palestrantes de 45 países e 65 expositores de produtos, serviços e soluções.
Com esses números, o Smart City Expo curitibano se tornou o segundo maior evento chancelado pela Fira Barcelona no mundo, atrás apenas do Smart City World Congress de Barcelona. A quinta edição do congresso em Curitiba será nos dias 20, 21 e 22 de março de 2024, com o tema Reinventing Cities for All (Reinventando as cidades para todos).
Livro de honra
No encontro com Zapatero, Greca e a primeira-dama, Margarita Sansone, assinaram o livro de honra do Smart City Expo World Congress.
“Nós, brasileiros da cidade de Curitiba, no seu ano 330 de fundação, renovamos nossa fé na inovação como processo social e de reforço democrático da humanidade”, escreveu o prefeito em sua mensagem registrada no livro de honra.
Estande da Prefeitura
Curitiba está presente nos três dias do evento em Barcelona. Pela primeira vez, a cidade tem um estande na área de expositores, levando para especialistas do mundo todo experiências exitosas da Prefeitura.
Visitantes de diversos países podem conhecer a Fazenda Urbana e os Jardins de Mel; a Família Folhas; a Pirâmide Solar de Curitiba; os projetos de eletromobilidade no transporte público e os do Novo Inter 2 e BRT Leste-Oeste; o Bairro Novo da Caximba; os aplicativos e plataformas Saúde Já, Curitiba em Movimento, Guia Curitiba, Curitiba APP; o e-Cidadão; o Wi-fi Curitiba; o Fab Lab do Cajuru; a Muralha Digital; e as ações voltadas ao empreendedorismo e à inovação do Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.
Na manhã desta terça-feira (7/11), ao chegar ao evento, Greca inaugurou o estande da Prefeitura de Curitiba. Ele estava acompanhado de integrantes da comitiva da cidade: Dario Paixão, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento; Marcelo Fachinello, presidente da Câmara Municipal de Curitiba; e Alexandre Matschinske, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). E recebeu no espaço Jody Barnett, líder global do Centro de Excelência do Setor Público da Mastercard; Patricia Garbin, diretora de Engajamento com Governos da Mastercard no Brasil; e Pedro Henrique Lopes Borio, cônsul-geral do Brasil em Barcelona.
A programação do primeiro dia do fórum de cidades inteligentes terminou com uma recepção oferecida pelo prefeito de Barcelona, Jaume Collboni Cuadrado.
Agenda internacional
Greca participa do Smart City Expo World Congress 2023 até o dia 9 de novembro e segue cumprindo uma agenda de compromissos oficiais até o dia 12 de novembro, buscando novas parcerias internacionais e soluções inovadoras para a redução da emissão de poluentes na atmosfera.
Nesta quarta-feira (8/11), o prefeito participa da cerimônia de premiação do Smart City World Awards 2023, em que Curitiba é uma das seis finalistas na categoria City Award (Prêmio Cidade), reconhecimento concedido a cidades por estratégias globais que combinam projetos, iniciativas e implementações de políticas para os cidadãos.
Este é o quinto ano em que Curitiba está entre as seis finalistas, selecionada entre 411 propostas de cidades de 63 países. Também estão na disputa da categoria: Barranquilla (Colômbia), Izmir (Turquia), Makati (Filipinas), Cascais (Portugal) e Sunderland (Inglaterra).
No terceiro dia do congresso, na quinta-feira (9/11), Greca será um dos palestrantes e vai falar sobre as ações, programas e projetos da capital paranaense que a tornaram, nos últimos sete anos, referência em smart city e sobre a experiência de a cidade ser sede brasileira do Smart City Expo.
Fonte: Prefeitura de Curitiba
Deixe um comentário