O músico de Santa Terezinha de Itaipu, a cerca de 20 quilômetros de Foz do Iguaçu, Renato Costa (conhecido como Fumê), é um dos pré-selecionados para a final do 23º Prêmio da Música Brasileira. Clique aqui para conhecer os concorrentes e votar.
Artista conhecido em Foz do Iguaçu, com apresentações nas principais casas noturnas da cidade, Fumê se inscreveu no concurso com a canção “Linha de Passe”, de autoria de João Bosco e Aldir Blanc. Ao todo, foram pré-selecionados dez concorrentes a esta etapa de voto popular. Os mais votados participam da final no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro. O prêmio – Lançada em 1987, a premiação incentiva a descoberta de talentos e premia artistas consagrados e novos. Faz isso celebrando a música nacional: a cada ano, homenageia um artista brasileiro. Em 2012, João Bosco é o escolhido.
Vinicius de Moraes, Dorival Caymmi, Maysa, Elizeth Cardoso, Luiz Gonzaga, Ângela Maria & Cauby Peixoto, Gilberto Gil, Elis Regina, Milton Nascimento, Rita Lee, Jackson do Pandeiro, Maria Bethânia, Gal Costa, Ary Barroso, Lulu Santos, Baden Powell, Jair Rodrigues, Zé Kéti e Dominguinhos, Clara Nunes, D. Ivone Lara e Noel Rosa já foram relembrados no Prêmio. Um time plural como a música brasileira.
Um conselho – formado por Gilberto Gil, João Bosco, Yamandú Costa, Wanderlea, Zuza Homem de Mello, Antonio Carlos Miguel e pelo idealizador do Prêmio, José Maurício Machline – determina o regulamento, o homenageado e o os 26 jurados que formarão o júri a cada edição. São críticos, jornalistas e músicos que definem os selecionados e os três finalistas: ao todo, são 111 indicados.
O resultado é revelado na festa de entrega, numa noite sempre emocionante.
(Divulgação)
Deixe um comentário